COLETIVAS JF

O Projeto

O projeto COLETIVAS JFBicicleta parada não leva a nada – tem como objetivo disponibilizar bicicletas coletivas para qualquer pessoa que tenha vontade de pedalar pela cidade e ainda não possua uma bicicleta.

Para isso recebemos doações de bicicletas e peças, novas e usadas para montar, manter e disponibilizar bicicletas em bom estado de uso para quem quiser, sem custo, sem burocracia, apenas compartilhando as responsabilidades de cuidado e manutenção.

Você pode reservar agora uma de nossas Coletivas. Pode também doar aquelas peças usadas, que você tirou da última manutenção em sua bike. Ou então aquela sua bicicletas que está encostada na garagem acumulando ferrugem. Pode ter certeza que muitas pessoas serão beneficiadas com sua ação.

Como Funciona

Funciona como uma comunidade de pessoas que emprestam e tomam emprestadas bicicletas, por um curto período de tempo, para que pessoas possam utilizá-la.

A manutenção dessas bicicletas e horários serão combinados através de acordo entre zelador e usuário.

O projeto é totalmente sem fins lucrativos e não funciona na base do dinheiro, mas na base da confiança mútua. Não tem uma sede, uma oficina ou pessoas contratadas para mantê-lo. Desta forma, o zelo pelas bicicletas, pela credibilidade das pessoas e pela manutenção dessa rede é de responsabilidade de todos os participantes.

Participe, Use, Divulgue

Temos dois grandes públicos/perfis envolvidos nesse projeto: as pessoas que querem pegar uma bicicleta emprestada e as pessoas que podem disponibilizar essas bicicletas: seja doando peças, emprestando sua própria bicicleta ou hospedando uma bicicleta do projeto.

Rede e licença

A exemplo da Bicicletada, COLETIVAS é um projeto descentralizado e independente. Não está associado a qualquer associação, empresa, patrocínios ou mantenedores em geral. Claro que apoios sempre serão bem-vindos, mas serão definidos critérios para que esse apoio não torne o projeto menor do que quem apoia, e que não o tornem dependente desta parceria. Em outras palavras, os apoios bem-vindos são aqueles que ajudam por acreditar no projeto e não aqueles que querem se beneficiar às custas dele.

Ah! Claro, o projeto é creative commons atribuição sharealike: se não tiver fins lucrativos, copie o que quiser. Replique na sua cidade, se achar que vale a pena, mas mantenha a mesma licença de reutilização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *